Number One cresce com gestão de marketing da Carvalho Martins

A rede Number One Inglês Completo tem apresentado um crescimento consistente nos últimos anos, chegando hoje a mais de 35 mil alunos em 160 escolas espalhadas pelo Brasil.  O aumento no número de alunos, somente nas escolas de Belo Horizonte, onde estão 27 unidades da marca, foi de 16% no último semestre. O presidente do Number One, Marcio Mascarenhas, afirma que os números são resultados da metodologia pioneira de ensino, do investimento em tecnologia e da gestão de marketing, realizada pela empresa mineira de gestão de marcas Carvalho Martins Comunicação. 

Há oito anos, a Carvalho Martins Comunicação iniciou um projeto diferenciado de gestão da marca na rede de franquias. Em 2009, foi constatada a necessidade de um reposicionamento da marca com fortalecimento da imagem. O planejamento incluiu cinco passos diferentes e paralelos: reposicionamento do conceito da marca; reposicionamento do conceito do produto; branding design; organização da marca no ambiente web; e um projeto de comunicação integrada, que objetivou o envolvimento do público interno da franqueadora, dos franqueados e do público final com a marca.

Quase dois anos depois, o resultado é observado tanto na identificação do público com a marca quanto no crescimento dos números. Atualmente, o Number One é reconhecidamente uma marca de espírito jovem, focada num público que, independentemente de idade, está envolvido com novas tecnologias e tem a visão no futuro.

Além do aumento de alunos e de escolas registrado nesses últimos anos, o Number One alcançou a marca de dois mil seguidores nas redes sociais - Twitter, Orkut e Facebook -, em apenas três meses. "As próprias redes sociais sinalizaram que a empresa está no caminho certo, uma vez que recebemos um grande número de adeptos e seguidores. Quando uma marca se expõe na internet, deve estar preparada para conversar com seu público?, avalia o diretor da Carvalho Martins Comunicação, Sérgio Martins.

Os novos números são decorrentes de planejamento estruturado de gestão de marca e da sinergia conquistada pela comunicação entre os envolvidos. "Todo trabalho de comunicação integrada, quando é planejado e implementado de forma eficiente e com envolvimento de todas as gerências e setores, obtém resultados consideráveis. Marketing não é um departamento, mas um elo entre os setores da organização numa mesma visão de mercado e, ao somar a isso uma visão ampla da marca, conseguimos resultados sólidos?, observa. Para atingir esses resultados, foi definido o objetivo de tornar a marca sinônimo de "inglês completo? e jovialidade. A partir daí, um projeto foi elaborado para execução em longo prazo. 

Para o 2º semestre deste ano, a Carvalho Martins trabalhará, justamente, a evolução do conceito da marca Number One como uma empresa com identidade definida e alinhada às necessidades, comportamentos e demandas do público. A nova campanha "The e-book is on the tablet? já está no ar como uma evolução da expressão "The book is on the table? e, também, com a consolidação da evolução da marca Number One. Uma das ferramentas de publicidade será o branding content com inserção de conteúdos da marca em rádios locais, de forma lúdica, com enquetes e comentários dos apresentadores.

"Quando trabalhamos com uma rede de franquias, temos consciência de que a comunicação desenvolvida para a marca deve gerar credibilidade e poder de atração não apenas junto ao público final, que são os alunos em potencial, mas também  aos investidores, potenciais novos franqueados", completa Sergio Martins. Neste sentido, todo reposicionamento de mercado do Number One tem também uma face voltada especificamente para expansão da rede, de forma integrada e utilizando mensagens e meios específicos para este fim.