Empresas apostam em programas de fidelização de clientes

Conquistar novos clientes custa de cinco a sete vezes mais caro do que manter os já existentes

 A fidelização de clientes vai muito além da satisfação pelo simples uso de um produto ou serviço. A construção de relacionamentos comerciais estáveis e duradouros é reflexo também de um atendimento bem realizado antes, durante e após a aquisição do item. Segundo Philip Kotler ? considerado o pai do marketing moderno -, conquistar novos clientes custa de cinco a sete vezes mais caro do que manter os já existentes. Quando fidelizados, os clientes associam a empresa e sua marca a conceitos positivos e fortalecedores como credibilidade, idoneidade e qualidade.



 O Number One se destaca entre as demais redes de ensino de idiomas pelo alto índice de retenção de alunos, de 85% de média histórica. Para obter esse resultado, as escolas da rede investem em diversas ações de fidelização, como a promoção "Amigo Chama Amigo?, na qual os estudantes que indicarem um amigo ganham, junto com o indicado, um prêmio ou desconto; redução na mensalidade ou premiação para as rematrículas antecipadas; reconhecimento dos alunos que se destacaram no semestre; e comemorações especiais e atividades extraclasse, como Cinema Number One, Halloween e  Dia dos Pais.



 A superintendente da rede, Thelma Lawton, destaca, porém, que a fidelização de alunos se deve, principalmente, à metodologia adotada, desenvolvida pelo fundador do Number One. "Ela cumpre o que promete, pois o aluno aprende inglês de verdade e de forma natural e divertida. A infraestrutura e o relacionamento na escola entre alunos, professores e atendentes também contribuem para nosso alto índice de retenção. Por esses motivos, grande parte dos novos alunos chega às nossas escolas por indicação?, observa Thelma.