Franquias em modelo de núcleos

*** Pedro Candini ? gerente de negócios da rede de franquias Number One

A palavra parceria possui várias definições, como reunião de pessoas por interesse comum, sociedade, companhia e, quando são estratégicas, podem fazer sucesso em qualquer área, como música, cinema e, claro, negócios. A quantidade de demandas do mundo empresarial abriu boas oportunidades de parcerias estratégicas em empresas de todos os portes e segmentos, como as do franchising. A possibilidade de abertura de uma franquia depende do perfil e do investimento necessário para iniciar a parceria. O Núcleo de Ensino é uma modalidade que está se tornando comum dentro das empresas para agregar valor à marca e para proporcionar incremento ao faturamento.



Os núcleos são modelos destinados às organizações de pequeno, médio e grande portes, que podem ser implantados em diversos tipos de territórios, desde pequenos municípios até grandes capitais. A metodologia e a valorização da marca são iguais ao de uma escola convencional. O que muda é a infraestrutura reduzida. Uma das facilidades do núcleo é justamente ensinar o idioma dentro da própria empresa, que pode ser em uma academia ou até mesmo em um centro de compras. Mesmo que o núcleo seja em uma academia, qualquer pessoa pode se matricular, independentemente, se for aluno ou não.



O núcleo de ensino apresenta um excelente custo/benefício para a implantação, pois permite um projeto simplificado e adaptado a pequenos espaços comerciais. O modelo oferece um mix completo de cursos de idiomas, do infantil ao adulto e, do básico ao avançado, proporcionando maior fluxo de pessoas. Os núcleos também maximizam os resultados, alavancando o faturamento, bem como têm baixo custo de investimento e operacional com retorno do capital investido em curto prazo. 



 Outra vantagem é a aquisição do know how em gestão de franquia e da metodologia exclusiva de ensino da rede. O franqueador desenvolve o plano de negócios; faz um estudo in loco do ponto comercial para definição da atuação e viabilidade do negócio; auxilia na contratação da equipe pedagógica; treina os profissionais; fornece um software que permite todo o controle operacional do negócio de forma fácil, segura e completa; fornece uma ferramenta de gestão de pessoas; disponibiliza uma assessoria para desenvolvimento do plano estratégico de marketing da franquia; faz uma consultoria de gestão personalizada durante a implantação e faz o acompanhamento do cotidiano da unidade através de visitas periódicas de consultoria de gestão e pedagógica.



 O setor de franchising é um negócio que continua atraindo empreendedores e, por isso, as empresas estão apostando em parcerias para projetos com bons resultados. Apenas em 2012, o setor faturou mais de R$100 bilhões, crescimento de 16%, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Os núcleos de ensino são boas oportunidades de negócios devido à maior flexibilidade, à garantia de retorno mais rápido do capital e à maximização dos resultados. A tendência é proliferar, cada vez mais, a abertura de escolas em diferentes espaços.