Educação e franquias

*** Thelma Lawton ? Superintendente geral da rede de franquias Number One

O investimento em franquias atrai, cada vez mais, empresários com objetivo de aplicar dinheiro em um negócio seguro. Os números anuais divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o setor é próspero e estável, e o desenvolvimento desta área cresce exponencialmente. Antes de abrir qualquer empreendimento é preciso um estudo para analisar a viabilidade do negócio, inclusive do local onde será a empresa. Recente pesquisa da Rizzo Franchising revelou as 100 melhores cidades do Brasil para investir em franquias e Minas Gerais aparece com 10 municípios na lista.



 Para dimensionar a capacidade do estado, no ano passado as franquias faturaram R$3,6 bilhões, aumento de 18% em relação a 2011. Belo Horizonte foi considerada a primeira melhor cidade de Minas para investir e a terceira do Brasil. Betim, Contagem, Divinópolis, Ipatinga, Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Montes Claros e Governador Valadares também aparecem no ranking. O estudo avaliou o potencial de consumo, a população, a renda per capita e outros.



São vários os segmentos de franquias, mas, como o mercado exige investimentos frequentes em qualificação profissional, o setor de educação segue um caminho constante de crescimento e é destaque em muitas pesquisas realizadas. O levantamento da Rizzo mostrou que Belo Horizonte é a cidade mineira que mais oferece chances de sucesso no campo da educação. Uberaba e Ipatinga também aparecem como bons potencias de franquias em educação e treinamento.

Esse setor é uma ótima oportunidade de negócio, visto que o mercado demanda mais qualificação dos candidatos. As escolas de idiomas são as mais visadas, principalmente, para o aprendizado do inglês - considerado a língua oficial do mundo corporativo. Muitas organizações já pré-determinam o idioma como requisito básico para a contratação e, por isso, ter um curso de inglês no currículo é um diferencial para qualquer profissional.



As pesquisas mostram o potencial de Minas Gerais para a abertura de franquias de educação e de treinamento, inclusive nas cidades do interior. O franchising apresenta uma excelente oportunidade de o empreendedor trabalhar com um negócio cuja marca é conhecida e respeitada. A padronização do sistema garante segurança e estabilidade, dificilmente conquistadas no início de novos negócios. Para abrir uma empresa, o franqueado recebe apoio, ferramentas, treinamentos e manuais que garantirão a qualidade da prestação de serviço de cada estabelecimento. Mas é preciso ressaltar que os bons resultados da franquia também dependem de afinidade com o negócio e de boa administração.