Saint Patrick's Day

16/03/2017

Saint Patrick's Day

O dia 17 de março é muito importante na Irlanda, celebra-se o dia de seu santo padroeiro. Os irlandeses e seus descendentes nos Estados Unidos e em todo o mundo comemoram o St. Patrick's Day, muito conhecido por ter levado a religião católica para a Irlanda.

Atualmente, as comemorações acontecem em vários países de diversas formas. No Brasil, por exemplo, já são realizadas muitas festas em comemoração a data. Os locais são decorados e as pessoas se fantasiam ou usam acessórios verdes, que é a cor mais característica da data.

No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração da Igreja. Tornou-se um feriado público no ano de 1903. O primeiro "Saint Patrick's Festival" foi realizado no dia 27 de Março de 1997. Em 1999, tornou-se um evento de três dias, e em 2000 foi um evento de quatro dias. Em 2006, o festival durou 10 dias. Ou seja, ao longo dos anos as festividades foram crescendo e tomando proporções cada vez maiores.

St. Patrick's nasceu em uma rica família romano-bretã. Aos dezesseis anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda. Acredita-se que ele ficou em cativeiro em algum lugar na costa oeste da Irlanda, mas não se sabe o lugar exato. De acordo com com relatos de St. Patrick's, Deus disse-lhe, em um sonho, para fugir de seu cativeiro para o litoral, onde ele deveria embarcar em um navio e retornar a Bretanha. Ao voltar a Bretanha entrou para o mosteiro de Ésir, em Auxerre na Gália (atual França).

Em 432, disse ter recebido um chamado para retornar a Irlanda, como bispo, para realizar evangelizações. O folclore irlandês alega que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade. Depois de quase trinta anos realizando o trabalho de evangelização, Patrício faleceu supostamente no dia 17 de março de 461. 

No Number One Padre Eustáquio, Saint Patrick's Day não deixa de ser comemorado. Realizamos com nossos alunos, vários games e brincadeiras para transmitir mais sobre essa data.